Notícias
Recrutamento para um Programa de Desenvolvimento de Liderança da Teach For Portugal!

A Teach For Portugal (TFP) faz parte da rede global Teach For All, cujo objetivo é garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade. Os profissionais TFP, através do Programa de Desenvolvimento de Liderança, atuam dentro de sala de aula para melhorar os resultados académicos e as suas competências. O programa dura 2 anos letivos, a tempo inteiro, em comunidades carenciadas de Portugal.
Quem são os profissionais Teach For Portugal?
São profissionais de diversas áreas, com forte potencial de liderança e compromisso social, que atuam em escolas públicas como Mentores ou Professores Teach For Portugal:
- Mentores Teach For Portugal: Trabalham na sala de aula em colaboração com os professores da escola, responsáveis pelas disciplinas.
- Professores Teach For Portugal: Lideram a sala de aula de forma autónoma, lecionando as disciplinas conforme as diretrizes do Ministério da Educação. São contratados pelo Ministério da Educação, conforme a legislação vigente.
Quais são os requisitos para ser Mentor Teach For Portugal?
- Licenciatura em qualquer área, concluída até setembro de 2025;
- Disponibilidade para atuar em 2 das seguintes áreas: CIM Viseu, Dão e Lafões; CIM Alto Alentejo; CIM Algarve;
- Fluência em Português e nível intermediário de Inglês (B2 a C2, avaliado no processo de seleção).
Condições Contratuais
- Remuneração bruta de 28.000€, dividida por 22 meses de contrato a full-time;
- Mais de 350 horas de formação, incluindo 4 semanas residenciais de preparação intensiva.
- Colocação numa escola parceira, sob responsabilidade da Teach For Portugal, durante os dois anos letivos.
Quais são os requisitos para ser Professor Teach For Portugal?
Opção 1
- Licenciatura concluída até setembro de 2025;
- Ter um dos seguintes conjuntos de créditos (do total de unidades curriculares, inclusive em diferentes cursos):
- i) 60 créditos em Português + 60 créditos em Inglês;
- ii) 80 créditos em Matemática;
- iii) 80 créditos em Ciências Naturais;
- iv) 80 créditos em História.
Opção 2
- Licenciatura em Educação Básica ou Mestrado em Ensino, até setembro de 2025 (elegível para recrutamento nos grupos 200, 220 ou 230).
Nota: Os créditos devem ter sido obtidos numa universidade portuguesa.
Em ambas as opções deverá também ter:
- Disponibilidade integral, durante 2 anos;
- Disponibilidade geográfica para lecionar nos Quadros de Zona Pedagógica (QZP) da região de Lisboa e Vale do Tejo, entre eles: 42, 44, 45 e 46. Deves ter disponibilidade para os QZPs 45 e 46 e escolher uma das outras duas opções.
- Fluência em Português e nível intermediário de Inglês (B2 a C2, avaliado no processo de seleção).
Condições Contratuais
- Trabalho como Professor assegurado pelo Ministério da Educação, conforme as tabelas remuneratórias públicas;
- Mais de 350 horas de formação, incluindo 4 semanas residenciais de preparação intensiva;
- Colocação na escola à responsabilidade do Professor TFP que se deve candidatar através do sistema do Ministério da Educação.
O que oferecem a todos os profissionais Teach For Portugal:
- Acompanhamento tutorial personalizado;
- Desenvolvimento de projeto comunitário;
- Orientação de carreira;
- Impacto real na sociedade (dentro e fora da sala de aula);
- Networking com parceiros empresariais, com outros participantes e com a rede internacional Teach for All;
- Política de benefícios (de acordo com os protocolos da organização);
- Job shadowing interno e/ou numa organização externa.
- Ambiente de trabalho diverso, inclusivo e equitativo, onde encontrarás um equilíbrio entre autonomia e acompanhamento.
DEADLINE REGISTO INICIAL: 3 de Abril
DEADLINE CANDIDATURA: 4 de Abril
Registo Inicial: https://teachforportugal.org/candidata-te-2025/